Saia do stand-by na graça

22 de dezembro de 2022 Por PJ Reage 0
Graça Educadora - Graça Transformadora Luciano Subira
PJ Reage
Siga

Eu já estive em “stand-by” na graça, em modo de espera, ou parado se você quiser pensar dessa forma, por falta de entendimento e também de oportunidades, e embora eu já tivesse entendido o sacrifício de Jesus já há alguns anos, aceitar viver um projeto de mudança não foi tão fácil assim, entender a “graça” é um processo diário de renovação da nossa mentalidade e identidade.

Eu sou o tipo de pessoa que preciso ficar mergulhado nas coisas de Deus pra não desanimar, porque muitas coisas me preocupam e eu acabo me ocupando com outros assuntos. Eu sou assim, se eu começar a estudar algo, por exemplo, marcenaria, eu vou ficar o dia todo estudando falando daquilo, e se eu parar de fazer aquilo e perceber que serralheria é mais interessante vou mudar completamente o foco. Então a única saída pra mim é ficar “ligado o tempo todo”, apenas pra fazer uma analogia com aparelhos eletrônicos. 

Às vezes a gente vira um zumbi do evangelho e começa a agir no automático. Estou me referindo ao conceito de Graça Barata ou Hiper Graça, quando a gente “se acostuma” com o evangelho e acredita que não é necessário fazer mais nada, muita gente pensa que como Deus é todo poderoso ele mesmo cuida da sua obra na terra, dessa forma nós não teríamos necessidade de interferir, melhorar processos, consertar erros, ajudar a Deus, outros irmãos e a nós mesmos, afinal tudo está nas mãos de Deus. 

Na verdade nós precisamos nos esforçar todos os dias para entender a vontade de Deus. A verdade é que devemos buscar entendimento sempre, independente de ministério, para ficar sentado no banco mesmo; nós precisamos evoluir, em uma passagem diz; 

“Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”  1 Pedro 3:15

 O termo “graça barata” é usado para confrontar aqueles que pregam as maravilhosas verdades de que a salvação e a nossa identidade são recebidas gratuitamente. A “graça barata” seria uma graça sem discipulado. Ou seja, uma graça sem esforço. 

Alguns teólogos e pastores nomearam esse tipo de pregação como “hiper-graça”, e segundo eles, pregar somente “graça barata” não ajuda a equilibrar as leis e preceitos cristãos. Afinal, embora temos liberdade em Cristo, recebemos a responsabilidade de cuidar de nossa santificação, nossa integridade moral e de dar testemunho. Desse modo há uma necessidade de abstinência de algo, isso é mais pessoal, porém significa que devemos rejeitar algumas coisas, algumas práticas e se entendermos que é perfeitamente possível fazer isso sem um fardo pesado, por amor e de forma completamente espontânea, fica perfeito. Nem legalismos, nem hiper graça, se temos condições e entendimento, precisamos ser mais equilibrados e menos preguiçosos.

Mas me corrijam se eu estiver errado,  acredito que assim se torna mais fácil entender quando Jesus disse que; “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:25 

Na medida que o cristão se aprofunda na integridade e na santidade, o entendimento da graça se torna uma das maiores chaves do evangelho para que vivamos em santidade. 

Em Colossenses 1:6 Paulo comenta : Esse evangelho está produzindo frutos e crescendo em todo o mundo, assim como acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e entenderam a graça de Deus na verdade. 

Portanto Paulo apresenta o entendimento da graça como uma chave para a frutificação, então o que acontece com muitos, as pessoas não entenderam a graça.

Para muitos crentes a graça atinge apenas a remoção dos pecados na conversão, isso é uma parte, é fantástico, mas não é tudo, quando Jesus disse para aquela mulher que seria apedrejada pela prática de flagrante em adultério; “Eu não te condeno” , também disse “Vá e não peque mais”. 

Esse é um dos problemas dos cristãos, colocar nossas vidas em transformação progressiva, transformar abrangente a mensagem da graça, Jesus fez isso ao dizer; “Não peque mais” e Paulo em Tito 2:11 

“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.”

Mas não parou ali, ele continua no verso 12: 

“Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.”

A mesma graça que nos remove a condenação nos empodera para parar de pecar! E isso só acontece com nosso entendimento, com dedicação e esforço.

A graça é educadora, basta estarmos dispostos e preparados para aprender. 

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.’ Romanos 12:2

Em outra passagem que fala sobre a doutrina de Cristo temos:

“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” 2º João 7

Perseverar e não prevaricar significa, nunca desistir.

Se você é como eu que precisa se aprofundar mais no que está escrito sobre Deus, Jesus, Graça, Trindade etc, você encontra respaldo e auxílio na bíblia para isso.

O próprio Deus fez o convite ao profeta Isaías para isso, vir e arrazoar, vir argüi-me (pensar, raciocinar, buscar entender) com Ele e sobre Ele (Is 1:18). 19: Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 

Existem várias partes que nos convidam a aprender! 

“Reúna-me o povo, para que eu os faça ouvir minhas palavras e aprendam a temer-me por todos os dias em que viverem sobre a terra, e as ensinem aos seus filhos.” (Dt 4.10).

Seja no velho testamento ou em todo o evangelho aprendemos isso, que Deus quer nos ensinar algo. 

“O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado.” Isaías 50:4

E não faltam interpretações e versões sobre o que está escrito na bíblia, por este motivo também precisamos aprender sempre mais. Veja a mesma passagem acima na tradução interpretada por Targum que reproduz o ambiente greco-romano,  da época próxima de Jesus: 

“Javé-Deus me deu a língua dos que ensinavam, para saber ensinar os justos que languidescem pelas palavras de sua lei, a sabedoria. Assim, cada manhã, envia cedo seus profetas no caso de que os ouvidos dos pecadores estejam abertos e que acolham seu ensinamento. Javé me enviou para profetizar”. 

Referências:
O que é apologética? A importância da defesa da Fé para a Igreja cristã
https://crerepensar.com.br/o-que-e-apologetica/
MUITOS NÃO ENTENDERAM A GRAÇA – Luciano Subirá – Cortes JesusCopy Podcast

MUITOS NÃO ENTENDERAM A GRAÇA - Cortes JesusCopy Podcast

Graça Transformadora – Luciano Subirá
Ensinar e aprender na Bíblia – Tércio Machado Siqueira
https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Caminhando/article/download/2493/2646
Conceito : Graça Barata – Hiper Graça – Post de Vida Trocada vidatrocada.com (Dietrich Bonhoeffer, Jeff McSwain, Karl Barth, Bonhoeffer e os irmãos Torrance – J.B Torrance e T.F Torrance)
https://www.facebook.com/VidaTrocada/posts/pfbid02HXpoeXCSan9D4uapMnXfXPHhKtVhQPEzREMKVSKcedrsgijWcQV6Uvqt1TiuRuoJl

Referências :